segunda-feira, 25 de junho de 2012

FLORESTA AMAZÔNICA


No Pleistoceno o clima da Amazônia alternou-se entre frio-seco, quente-úmido e quente-seco. Na última fase frio-seca, há cerca de 18 ou 12 mil anos, o clima amazônico era semi-árido, e o máximo de umidade ocorreu há sete mil anos. Na fase semi-árida predominaram as formações vegetais abertas, como cerrado e caatinga, com "refúgios" onde sobrevivia a floresta. 


O solo amazônico é bastante pobre, contendo apenas uma fina camada de nutrientes.
 A floresta de terra firme, que não difere muito da floresta andina, exceto pela menor densidade, está localizada em planaltos pouco elevados (30-200m) e apresenta um solo extremamente pobre em nutrientes.  


O desmatamento é a conversão de áreas florestais para áreas não florestadas. As principais fontes de desmatamento na Amazônia são assentamentos humanos e o desenvolvimento da terra
Uirapuru, Capivara, Tartaruga da Amazônia, jacaré-açu, Sucuri, Harpia, Anacã, Onça Pintada, Irará, Preguiça Real, Mico de cheiro, Macaco Uacari, Macaco Parauacu, Sagui-imperador, Tatu-galinha, Quati-de-nariz-branco, Papagaio-de-coroa-vermelha, Ariranha, Sagui-leaõnzinho.

Fotografia aérea de uma pequena parte da Amazônia brasileira.   


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário